O gato siamês é a mais antiga raça conhecida de gatos domésticos.
São originários da Tailândia, antigo Sião, e a sua raça vem já mencionada num manuscrito datado de 1350 proveniente de Aythia, a capital do país.
Gatos aristocráticos, eram considerados sagrados e estavam reservados á familia real e aos monges budistas.
Segundo a lenda, quando alguém da família real morria, pensava-se que a sua alma era recebida pelo seu gato siamês, o gato passaria então a viver num templo budista, com os monges como seus servos, e no meio de grande luxo.
Durante o século XIX, a família real começou a oferecer gatos siameses aos representantes dos países estrangeiros no seu país, e foi assim que começaram a ser introduzidos no Ocidente onde passaram a ser alvo de grande popularidade.
Características físicas
O gato siamês original era um gato mais robusto que o gato actual.
Actualmente o gato siamês é um gato longilíneo, elegante, de tamanho médio (2,5 Kg a 5.5 Kg), apresenta uma cabeça triangular, olhos amendoados, de cor azul e tem uma cauda comprida e fina.
O estrabismo nos olhos e o nó na cauda, são actualmente considerados defeitos, e têm sido eliminados pelos criadores.
A pelagem do siamês é curta e densa, e são sempre Colourpoint, ou seja, apresentam um corpo de cor clara e as extremidades são zonas de cor mais escura ( máscara, orelhas, patas e cauda).
As cores mais clássicas são:
- Seal point (foca): é a tonalidade mais conhecida, as extremidades são de castanho muito escuro e a cor do corpo pode ir desde o tom casca de ovo ao dourado;
- Chocolate point: os pontos de pimentação são castanho claros;
Curiosidade
Os gatos siameses nascem completamente brancos, desenvolvendo depois a pigmentação. As zonas mais frias são aquelas que vão adquirindo cor. A pigmentação torna-se definitiva entre os 12 e os 15 meses e vai escurecendo com a idade do animal.
A personalidade do gato siamês
O gato siamês é um gato muito activo e brincalhão. É também um gato que consegue ser um pouco barulhento pois os seus "miaus" podem ser muito constantes e de tom elevado, é um gato muito comunicativo e requer a atenção do dono.
É um gato inconstante e imprevisível, de personalidade muito forte. É possessivo, podendo ser ciumento.
A saúde e cuidados do gato siamês
O siamês é geralmente um gato saudável, com uma longevidade normalmente elevada (14 a 21 anos).
A insuficiência renal crónica (doença renal), é uma patologia comum nos gatos siameses de idade avançada.
Se deseja ter um gato activo e brincalhão durante muitos anos, o gato siamês é o indicado para si, mas não se esqueça, terá de estar preparado para aceder às suas solicitações, porque o gato siamês irá exigir-lhe toda a sua dedicação.
Sem comentários:
Enviar um comentário