quinta-feira, setembro 12, 2013

Intoxicação por ingestão de uvas em cães

Sabia que seu cão não pode comer uvas?


Por esta altura já vários leitores estarão a comentar " o meu cão toda a vida comeu uvas e nunca ficou doente ou intoxicado".

As uvas e passas de uva podem ser tóxicas para o seu cão (também para gatos, mas estes são mais seletivos naquilo que ingerem e estas situações são menos frequentes).

Ainda não se conseguiu determinar exatamente, qual o composto que provoca a toxicidade (ocratoxina, taninos, pesticidas), e na verdade, nem todos os cães desenvolvem quadros de intoxicação após a ingestão de uvas.

O mecanismo da intoxicação não está definido, mas o risco da situação reside no fato de muitos cães desenvolverem uma insuficiência renal aguda que os poderá levar à morte.


Sintomas de intoxicação
  • Vómito, pode iniciar poucas horas após a ingestão
  • Diarreia (pode conter vestígios de uvas)
  • Perda de apetite, fraqueza
  • Dor abdominal
  • Oligúria (o animal urina pouca quantidade)
  • Anúria (o animal não produz urina, estaremos perante uma insuficiência renal aguda).

Primeiros socorros em casa

Se perceber que o seu animal ingeriu uvas e passaram menos de duas horas após a ingestão, poderá induzir o vómito:

  • Administre por via oral peróxido de hidrogénio a 3 º/o (água oxigenada a 10 volumes, a vulgar para desinfeção de feridas), entre 1 a 5 ml por Kg. Aguarde 15 minutos para o animal vomitar. Se não funcionar poderá repetir o processo mais duas vezes.
  • Administre água saturada de sal (a água fica branca de sal). Este método é menos usado mas também eficaz.

Atenção, só poderá induzir o vómito do seu cão se este estiver completamente consciente.
Se não conseguir induzir o vómito, ou se conseguir mas o animal está muito prostrado ou apresenta outros sintomas, deverá dirigir-se à clínica ou hospital veterinário.


Tratamento

O tratamento dependerá da situação clínica do animal e da situação da sua função renal.
Nestes casos será sempre necessário fazer algumas análises para verificar até que ponto a função renal se encontra afetada.

O tratamento da intoxicação passa por fluidoterapia intensiva (soro), medicação para estimular a produção de urina quando esta é insuficiente e medicação para controlar os sintomas da parte gastrointestinal (os vómitos e diarreia).
Quando em presença de uma insuficiência renal aguda em que não se verifica rapidamente uma evolução positiva, está indicado fazer hemodiálise ou diálise peritoneal.

Prevenção

Não ofereça uvas ou passas de uva como guloseima ou recompensa ao seu cão, e se verificar que ele tem especial apetência por este fruto, não o deixe acessível onde o seu animal possa chegar.


Mesmo que o seu animal nunca tenha manifestado sinais de intoxicação após a ingestão de uvas, jogue pelo seguro.

Sem comentários:

Enviar um comentário