segunda-feira, setembro 09, 2013

Síndrome do cão nadador ou do cão plano

A história do cachorro Mick tem comovido muitas pessoas e muitas me perguntam o que é este síndrome e o que o provoca.



O cachorro nadador não consegue andar, apresenta os membros anteriores afastados lateralmente, o tórax e o abdómen estão assentes no chão, e os membros posteriores podem estar esticados ou podem apresentar outra posição por alteração da articulação do joelho (casos mais graves e com pior prognóstico).
Estes cachorros arrastam-se pelo chão usando os membros anteriores de uma forma que parece que estão a nadar.
Estes animais apresentam um tórax achatado (podem apresentar outras deformações associadas como pectus escavatum-depressão do esterno e costelas) e um abdómen arredondado.


Em relação à causa, não existe muito consenso. Pensou-se que os pisos escorregadios podiam provocar este problema, no entanto, também existem casos de cachorros nadadores em pisos não escorregadios. Causas nutricionais (como deficiências vitamínicas), toxinas no leite materno, e origem genética também foram consideradas mas as respostas não são conclusivas.

Os animais mais predispostos são cães de raças pequenas (Yorkshire Terrier, West Highland White Terrier,) e cães com membros curtos e tórax largo (Pequinês, Bulldog Francês, Bulldog Inglês).

Os cachorros normais começam a andar entre as 2 e as 3 semanas de idade. Quando um cachorro não consegue andar às 3 semanas podemos estar na presença de um cachorro nadador.
Os cachorros normais dormem de lado, estes cachorros dormem de barriga para baixo e não conseguem permanecer na posição lateral.
Devido à sua conformação, têm dificuldade em respirar e respiram frequentemente com a boca aberta.
Como não mamam corretamente, regurgitam e podem aspirar o leite para os pulmões e desenvolver uma pneumonia, sendo esta uma causa de morte frequente nestes cachorros.

Como tratar estes animais?

Alguns destes animais recuperam espontaneamente e outros têm bom prognóstico com intervenção precoce. Em casos mais graves com outras malformações associadas, o prognóstico pode ser mais grave.

  • Os cachorros nadadores devem ser colocados frequentemente de lado quando dormem
  • Quando mamam, devem ser colocados nos mamilos mais perto do chão, devendo ser colocados de lado segurando a sua cabeça e corpo enquanto mamam
  • Embora não exista uma relação causal, os solos lisos e escorregadios podem agravar o problema, devendo por isso evitar colocar os cachorros nestas superfícies
  • Os membros devem ser massajados 
  • Podem ser colocadas bandas adesivas a unir os membros de forma a serem mantidos na posição fisiológica


  • Pode ser colocado um arnês várias vezes por dia de forma a retirar a pressão do tórax e abdómen e manter os membros na posição correta.

  • Natação 

Como prevenir?

Quando a causa não é verdadeiramente conhecida é difícil estabelecer uma a prevenção eficaz, no entanto, é aconselhável não colocar à reprodução animais com historial de cachorros nadadores nas suas ninhadas.


Histórias felizes!

Sem comentários:

Enviar um comentário