Perigos escondidos!
Nas nossas casas já se encontram as árvores plenamente decoradas com bolas, fitas e luzes, debaixo da árvore guardamos os presentes devidamente embrulhados e decorados com fitas bonitas,e já se começam a planear os deliciosos menus para as festividades.
Época de alegria, celebração e família, é também uma época de excessos, de viagens, e de alterações na rotina das casas.
Como membros da família que são, os animais de estimação são incluídos nos festejos, mas também nos excessos...
O Natal e tudo que o envolve, esconde uma série de riscos para o seu animal de estimação, sendo conveniente tomar alguns cuidados.
Perigo número 1
A comida
A quantidade de animais que surgem com sintomas de vómitos e diarreias nos centros veterinários nesta altura das festas aumenta significativamente.
São frequentes os casos de gastroenterite ou pancreatite aguda, ou de intoxicações por ingestão de alimentos nocivos para cães e gatos, situações estas que podem colocar em risco a própria vida do animal.
O seu animal não pode comer:
- Restos de comida ou alimentos preparados com condimentos e muita gordura
- Ossos (podem provocar obstruções ou lacerações do trato gastrointestinal)
- Chocolate - O chocolate contém uma substância (teobromina) que é tóxica para cães e gatos, podendo ser fatal.
- Frutos secos - Nozes, amêndoas e outros frutos secos não devem ser oferecidos aos animais, podem provocar desde simples gastroenterites, a pancreatites ou até intoxicações.
A ceia de Natal do seu cão ou gato deve ser constituída pelo seu alimento regular.
Perigo número 2
As decorações de Natal
- A Árvore de Natal - Principalmente para quem tem gatos, manter uma árvore de Natal montada é um desafio porque os gatos adoram trepar. Atenção ao risco de queda da árvore.
- Decorações quebráveis - Se ainda possui aquela lindas decorações de vidro na sua árvore, agora que tem um cachorro ou um gato, talvez seja melhor substituí-las. Os cães, e principalmente os gatos, adoram brincar com bolas e são atraídos por objetos brilhantes, havendo risco de queda e quebra destes objetos e consequentes lacerações nos seus amigos de quatro patas.
- Luzes de Natal - Brilhantes e tão apelativas, se tem um animal que gosta de roer, existe risco de eletrocussão.
- Fitas de Natal e fios - Estes enfeites apresentam dois riscos principais, principalmente para os gatos:
- Os gatos ingerem com alguma facilidade objetos lineares, como linhas e fitas (corpos estranhos lineares) , podendo levar a obstrução intestinal grave, com risco de vida para o animal.
Leve imediatamente o seu gato ao médico veterinário se ele deixar de comer e começar a vomitar. Se verificar que existe um pedaço de fio ou fita a sair pelo ânus, corte esse pedaço e não puxe, contacte o médico veterinário.
Perigo número 3
Os presentes de Natal
Os presentes de Natal que se encontram debaixo da árvore ou que se desembrulham e vão ficando espalhados pelo espaço podem ser um perigo para os seus animais porque:
- Podem ser roídos ou conter peças pequenas, podendo provocar transtornos gastrointestinais, cortes e lacerações ou engasgamento
- As fitas dos presentes são um risco para os gatos que as podem ingerir (corpo estranho linear)
- Podem conter chocolates!!!
Perigo número 4
As plantas de Natal
Qualquer planta quando ingerida por cães ou gatos pode provocar algum problema gastrointestinal, com vómito ou diarreia, existem no entanto alguma que podem ser tóxicas.
Neste Natal tenha atenção com:
- O pinheiro de Natal natural - Pode provocar irritação oral, vómito, diarreia e tremores
- A estrela de natal - Muito popular nas nossas casas, pode provocar gastrite grave com vómito e diarreia com sangue, além de problemas hepáticos
Estrela de Natal |
- O azevinho - Pode provocar diarreia, vómito e depressão
Azevinho |
Perigo número 5
As viagens e as visitas
As deslocações e as constantes entradas e saídas de pessoas, com aberturas de portas mais frequentes e mais confusão, podem facilitar a fuga de animais, principalmente se a azáfama da casa já os deixou um pouco ansiosos.
Peça também aos seus familiares e visitas, que não ofereçam guloseimas ao seu animal.
Desejo-lhe um Feliz Natal!
Sem comentários:
Enviar um comentário