terça-feira, outubro 01, 2013

Com que frequência posso dar banho ao meu cão?




Esta questão,  muitas vezes colocada pelos donos dos cães, não tem apenas uma resposta.

Existem cães que não precisam de banhos muito frequentes e outros que até podem necessitar de mais de um banho por semana.

O banho  tem como objetivo principal  a manutenção da higiene e da saúde da pele e do pêlo, mas pode ser também usado com fins terapêuticos, no tratamento de diversos problemas dermatológicos.

A perceção geral é de que banhos muito frequentes prejudicam a pele e o pêlo dos cães.

Na realidade, o banho excessivo, principalmente se o champô não for adequado, poderá arrastar a gordura natural da pele e desta forma fragilizar a pele e torná-la mais sensível a problemas, a pele irá ficar mais seca e irritada, o que provocará prurido no animal. Além disso, haverá maior atividade das gândulas sebáceas e consequentemente, "cheiro a cão" mais intenso, precisamente aquilo que se quer combater.

Como regra geral, se o animal não tiver qualquer problema dermatológico, recomendo que a frequência do banho seja mensal. 
Entre banhos, a escovagem regular da pelagem, e a passagem de toalhetes de limpeza próprios ou mesmo um pano húmido pelo corpo do animal, ajuda-lo-à a manter-se limpo.







O champô a usar deve ser um champô específico para cães









Os nossos champôs não devem ser usados em cães porque estão adequados ao pH da nossa pele, que é mais ácido que o da pele dos cães. Os champôs para pessoas provocam secura e irritação na pele do seu cão.



Se pretender que o seu cão tome mais do que um banho por mês, deverá utilizar para o efeito, um champô de frequência e com propriedades emolientes e hidratantes. O seu médico veterinário pode aconselhá-lo.

No caso do seu cão se apresentar com algum problema dermatológico (atopia, piodermatites, infeções por fungos, etc), o seu médico veterinário assistente poderá prescrever champôs específicos (medicamentosos) para ajudar no tratamento da doença.
Nestas situações, a frequência dos banhos pode ser variável consoante a gravidade da situação e o objetivo que se pretende atingir, mas não fique surpreendido se a prescrição recomendar dar banho duas vezes por semana ao seu cão.

Atenção, um odor desagradável, permanente, e que não se resolve com o banho, não é normal, e poderá ser um indício de alterações dermatológicas. 
Estes animais devem ser avaliados em consulta.

Bons banhos aos canídeos, de preferência com donos secos!


Sem comentários:

Enviar um comentário