A maioria dos animais não necessita de cortar as unhas pois desgasta-as naturalmente, mas por vezes é mesmo necessário recorrer à "paticure" porque o crescimento excessivo das unhas provoca alterações do apoio e da locomoção do animal, além de poder provocar outros problemas tal como o encravamento das unhas (principalmente o esporão nos cães - aquelas unhas que os cães têm de lado na face interna das patas; ou nos gatos geriátricos, principalmente gatos persas). As unhas muito compridas podem ainda partir, sendo esta uma situação muito dolorosa para o animal.
Muitos cães e gatos não reagem bem ao corte das unhas, é importante habituar o animal desde cachorro ou gatinho ao manuseamento das patas e das unhas.
As unhas devem ser cortadas com um corta unhas adequado. Existem vários modelos, o leitor decidirá consoante as suas preferências, qual deve usar.
No seu interior, a unha tem uma estrutura vascularizada e enervada, o sabugo, que se for cortada irá sangrar e magoar o animal, as unhas deverão ser sempre cortadas de forma a não atingir o sabugo.
A unha deve ser cortada um pouco à frente do local onde se consegue ver o sabugo, normalmente no local onde se acentua a curvatura da unha em direcção ao chão.
Corte de unhas do cão |
Corte de unhas do gato |
Quando as unhas são pretas ou escuras (no caso dos cães) , o risco de atingir o sabugo é superior pois não o conseguimos visualizar. Nestes casos, será preferível cortar mais vezes, mas menor quantidade de cada vez.
As unhas do seu cão devem acompanhar a almofada plantar mas não devem tocar no chão.
Como parar a hemorragia no caso de cortar demasiado a unha?
Esta situação pode ocorrer aos mais e aos menos experientes, portanto, o mais importante é não entrar em pânico.
Esta situação pode ocorrer aos mais e aos menos experientes, portanto, o mais importante é não entrar em pânico.
Perante a hemorragia deverá:
- Aplicar compressão local durante 2 minutos com compressa ou algodão com um pouco de água oxigenada.
- Como alternativa, pode aplicar amido de milho e comprimir.
- Se continuar com dificuldade em controlar hemorragia pode fazer um penso aplicando uma compressa e envolvendo toda a pata com ligadura.
- Deve evitar que o animal apoie o membro até ter a certeza que a hemorragia está controlada.
- Se a situação não estiver controlada em 20 minutos deverá dirigir-se ao seu médico veterinário.
As unhas do seu cão deverão ser cortadas regularmente se este não as desgastar de forma natural para evitar o aumento do comprimento do sabugo.
No caso do seu gato, se o animal fica frequentemente preso nos tecidos lá de casa ou se as unhas lascarem, devem ser cortadas mensalmente.
Procure a ajuda de um profissional se sentir dificuldade em fazer a "paticure" do seu amigo.
Sem comentários:
Enviar um comentário