Não existe primeira consulta de um cachorro não qual esta questão não surja, e infelizmente, mitos como esfregar o focinho nas necessidades ou punir um cão com um jornal quando o animal se "descuida" fora do local pretendido, ainda estão muito presentes na mente colectiva, mas na realidade, estas formas de treino não são eficazes, e a único resultado que podem produzir, é provocar medo no animal.
Para o sucesso é necessário paciência, reforço positivo e rotinas definidas.
O que fazer para o animal aprender?
- Escolha o local onde pretende que o seu cachorro comece a fazer as necessidades
- Se possível, escolha um local no exterior (jardim, terraço), e que seja facilmente acessível ao animal
- Não sendo possível um local exterior, seja porque o animal ainda não se encontra vacinado e não pode vir ao espaço público exterior, ou porque por alguma razão não é possível trazê-lo à rua, coloque um resguardo ou papel de jornal numa divisão da casa, com a cama e comedouro e bebedouro no ponto oposto da divisão. Quando não é possível supervisionar o animal, este deve ficar confinado a esta divisão enquanto a aprendizagem não está concluída.
- Leve-o regularmente ao local pretendido, se o animal eliminar deverá ser imediatamente recompensado (reforço positivo), oferecendo um biscoito ou associando um momento de brincadeira (mas só após o comportamento desejado).
- Inicialmente leve-o se possível de hora em hora. Existem alturas específicas em que os animais têm maior necessidade de eliminar, deve aproveitá-las para o colocar no local de eliminação:
- Após períodos de brincadeira ou exercício
- Se estiverem confinados numa divisão, caixa ou transportadora, logo após serem libertos
- Após acordarem
- Após comerem ou beberem, 15 a 30 minutos depois têm necessidade de eliminar
- Leve-o a eliminar antes da altura de dormir
- Coloque o animal no local desejado durante 5 minutos. Se não ocorrer eliminação, volte para casa e observe o animal, voltando a tentar dentro de 15 a 30 minutos
- Aprenda a reconhecer os sinais que o seu cão lhe mostra: começar a cheirar o chão, ficar inquieto e começar a andar em círculos ou para trás e para a frente. Nessa altura, coloque-o no local pretendido.
O que fazer quando o animal elimina no local errado?
- Não use punição física, só irá induzir medo no animal e este irá eliminar quando o dono não está presente
- Se ao chegar a casa encontrar necessidades no chão não corrija o animal porque este já não irá fazer a associação com aquilo que fez incorretamente.
- Se apanhar o animal no ato, interrompa imediatamente (por exemplo com: não!pára!ou bater palmas), leve-o ao local pretendido e recompense-o imediatamente se eliminar no local certo.
Bons treinos!
Sem comentários:
Enviar um comentário