Os tumores mamários em cadelas ou gatas continuam a ser dos tumores mais frequentes que surgem na prática clínica diária.
São mais comuns em animais que não foram esterilizados, ou que foram esterilizados tardiamente.
A esterilização precoce, até aos 2 anos de idade, tem um efeito protetor, reduzindo a probabilidade de surgirem tumores mamários mais tarde, sendo que, quanto mais cedo a esterilização for feita, menor a probabilidade de ocorrerem tumores (animais esterilizados antes do primeiro cio têm uma probabilidade quase nula de desenvolverem a patologia).
O uso de anovulatórios ( a pílula ou a injeção para não ter o cio), também aumenta a probabilidade das gatas ou cadelas virem a ter estes tumores.
No caso das cadelas, 50% dos tumores são malignos e 50% são benignos. No caso das gatas, 85% dos tumores são malignos e muitas vezes extremamente agressivos.
Sintomas
- Massa/nódulo palpável debaixo da pele do abdómen ou tórax (na zona circundante às mamas)
- Descarga da glândula mamária
- Ulceração da pele da glândula mamária
- Dor
- Falta de apetite
- Prostração
- Dificuldade respiratória
Frequentemente, o único sinal é a presença do nódulo sem qualquer outra alteração no animal.
Os sintomas relacionados com alteração de estado geral, estão associados a malignidade e metastização dos tumores.
Diagnóstico
Além do exame físico, podem ser realizadas citologias e biópsias para identificação do tumor. Rx torácico e ecografia abdominal são realizadas para avaliação de possíveis metátases (frequentes no pulmão e no fígado).
Tratamento
O tratamento de tumores mamários passará quase sempre pela resolução cirúrgica (no caso das cadelas existe um tipo específico de tumor muito agressivo para o qual a cirurgia não trará benefícios - o carcinoma mamário inflamatório).
Quanto mais pequeno for o nódulo, melhor será o prognóstico, portanto, a rapidez da decisão é importante.
O tipo de cirurgia realizada dependerá de vários fatores como o tipo de tumor, a sua localização, a sua dimensão. O seu médico veterinário avaliará a situação, e a cirurgia poderá consistir apenas na remoção do nódulo, ou ter uma abordagem mais agressiva, sendo feita a remoção de toda uma cadeia mamária (todas as mamas do mesmo lado).
Já existem protocolos de quimioterapia disponíveis mas a sua eficácia não é ainda totalmente clara.
Prognóstico
O prognóstico depende muito do tipo de tumor e do seu estado de evolução, no entanto, muitos animais, com intervenções precoces (tumores à altura da cirurgia com dimensão inferior a 3 cm), podem viver muitos anos.
Pontos chave
- A esterilização precoce de gatas e cadelas previne tumores mamários
- O uso de pílulas e injeções anticoncepcionais aumentam a probabilidade de existirem tumores
- Quanto mais cedo for realizada a cirurgia, maior será a probabilidade de sobrevivência por mais tempo do animal.
Sem comentários:
Enviar um comentário