terça-feira, novembro 19, 2013

Enriquecimento ambiental, fundamental para os seus gatos!

Cada vez mais frequentemente, os proprietários dos gatos exclusivamente de interior recorrem aos médicos veterinários pedindo ajuda para a resolução de inúmeros problemas comportamentais dos seus felinos, problemas esses que passam pela agressão entre gatos da mesma casa, agressão direcionada a pessoas (como morder as mãos ou tornozelos quando as pessoas se movimentam), comportamentos destrutivos (como arranhar objetos), eliminação desapropriada (urinar e defecar fora da caixa de areia), manifestações de ansiedade (como a limpeza excessiva do pêlo, levando-os a arrancar o próprio pêlo), entre outras situações.

Muitos destes problemas surgem pela falta de conhecimento do proprietário em relação às reais necessidades de um felino, e à falta de perceção de que um gato doméstico não está realmente domesticado, vivendo connosco numa situação de parceria, mas mantendo muitos dos seus instintos e características selvagens.



Cabe-nos a nós providenciar um ambiente correto para que o nosso gato possa exercer os comportamentos naturais da sua espécie.

O ambiente no qual o gato vive deve ser estruturado tendo em consideração que existe um ou mais felinos em casa, e não deve ser aborrecido. Devemos ter em conta que o gato é um animal com sentidos extremamente apurados e com uma agilidade excecional, o gato tem necessidade de explorar o seu ambiente e satisfazer a sua natural curiosidade, tem necessidade de caçar, de se alimentar, de descansar, de se refugiar e de se sentir seguro.

Devem existir zonas delimitadas e separadas de alimentação, descanso e brincadeira, e de eliminação (o gato não gosta de comer ao lado da casa de banho!).



Como implementar o enriquecimento ambiental?


O gato tem de caçar

O gato é um caçador, devemos estimular este comportamento através de atividades lúdicas e de brincadeira. Este comportamento pode ser estimulado através da interação com objetos, pessoas ou outros animais.

  • Podemos usar objetos como canas de pesca com penas na ponta, objetos pequenos como bolas, ratinhos ou até bolas de papel amachucado. Deve ser feita rotação de brinquedos para providenciar novidade.



  • Pode colocar objetos ou comida dentro de brinquedos com buracos (puzzle alimentar). O gato terá de "trabalhar" para chegar ao seu objetivo.
                  


  • Use túneis e coloque objetos lá dentro. Os túneis também servem de esconderijo.


O gato tem de afiar as unhas

Coloque arranhadores disponíveis. Se tiverem prateleiras estará a adicionar benefícios. Veja aqui o artigo correspondente a este tema.




O gato tem predileção pelas alturas

Os felinos gostam de locais elevados para poderem observar o seu ambiente ou para se refugiarem. O gato sente-se mais relaxado em locais elevados, daí ser frequente encontrar os gatos a dormir em cima dos armários ou das prateleiras.

  • Pode instalar prateleiras para o efeito. Tenha atenção que devem ter dimensão suficiente para o seu gato.
  • Pode construir percursos com prateleiras ou escadas (tem a vantagem de permitir que o seu gato se exercite).


O gato gosta de se esconder e deve-lhe ser permitido ter para onde fugir

Caixas com pequenas aberturas são uma solução.




O gato tem necessidade de estímulo visual, auditivo e olfativo

O acesso a janelas (tomando medidas para evitar a fuga do animal) é uma solução. Os gatos também gostam muito de observar aquários.





Se existem vários gatos em casa, deve ter ainda atenção às caixas de areia e às taças de água e comida, que devem ser múltiplas e distribuídas por vários pontos da casa.

Tenha gatos felizes!




Sem comentários:

Enviar um comentário